Tendo em vista as Prefeituras, as Câmaras, as autarquias, as fundações e as empresas municipais, o TCESP vem reprovando contas quando, em relação ao ano anterior, houve exagerado crescimento na despesa com combustíveis e, também na hipótese de precário controle da frota disponível.

Nesse cenário, o Setor de Transportes e o Controle Interno devem atentar para o que segue:

  • Quais autoridades municipais podem solicitar o uso de viaturas? Há formulário específico para isso?
  • Por veículo, existe ficha (diário de bordo) onde se anota os trajetos percorridos, o abastecimento por tipo de combustível, o nome do condutor?
  • Existe planilha na qual se aponta o consumo de cada veículo (km/l)? O responsável pela frota analisa, periodicamente, os diários de bordo e as planilhas de consumo?
  • Em caso de consumo excessivo, aquele responsável vem determinado reparo no veículo?
  • As multas por má condução têm sido pagas pelos respectivos motoristas?
  • As multas por má conservação têm sido pagas pelo chefe do Setor de Transportes?
  • Caso tal setor estoque autopeças, existe fiel controle da entrada e saída desses materiais?