Prof. João Paulo Silvério
Faça sua inscrição
28/06/2024 sexta-feira das 9:00 ÀS 5:00

Controle Interno Municipal (O plano Anual de Controle Interno e os Alertas do TCE-SP)

Prof. João Paulo Silvério
Hotel Nacional de Rio Preto Distributed by Intercity - Rua Professor Carlos Ibanez - Vila Diniz, São José do Rio Preto - SP, Brasil Veja no mapa

O controle interno é fundamental para garantir a transparência, eficiência e legalidade das ações administrativas dos municípios. Ele ajuda a prevenir fraudes, detectar irregularidades e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos. Um sistema de controle interno robusto fortalece a governança e aumenta a confiança da população na gestão pública.

Os municípios têm enfrentado desafios significativos na operacionalização do Sistema de Controle Interno, conforme os requisitos legais estabelecidos e pelo Tribunal de Contas do

Estado de São Paulo (TCE-SP). Um dos principais obstáculos é a designação adequada do cargo de Controlador Interno, conforme a legislação. Muitas vezes, essa função é atribuída a servidores sem a capacitação necessária, devido à incapacidade das entidades de realizar concursos específicos para essa finalidade ou à ausência de profissionais qualificados no quadro de servidores.

Diante dessa realidade, a Fiorilli Software convida seus clientes e parceiros para o curso "Controle Interno Municipal: Plano Anual de Controle Interno e Alertas do TCE-SP", que será realizado no dia 28 de julho de 2024. Este treinamento visa fornecer aos participantes, responsáveis pelo controle interno de suas entidades, uma compreensão sobre os principais aspectos das práticas da Administração Pública que exigem atenção na execução do sistema de controle interno.

Serão Destaques do Curso:

  • A Elaboração do Plano Anual de Controle Interno e a importância e os passos para desenvolver um plano anual eficaz, que serve como guia para a execução das atividades de controle ao longo do ano.
  • Os Alertas do TCE-SP, que indicam áreas críticas que necessitam de atenção e melhorias para evitar penalidades e garantir conformidade legal.
  • As Ferramentas e Práticas do Controlador Interno, indispensáveis para o controlador interno e as melhores práticas para uma gestão eficiente e proativa.
  • E os pontos críticos e os cuidados necessários na gestão municipal durante o último ano de mandato, para evitar problemas de conformidade e assegurar uma transição tranquila.

Os inscritos receberão, além de uma apostila com o tema do curso, um exemplar de uma das seguintes obras da Editora Gestão Pública: "Auditoria no Setor Público" ou "Auditoria Contábil Financeira no Setor Público".