16/06/2021 terça-feira das 8:30 ÀS 5:30

Treinamento: Gestão do patrimônio público

Av. Progresso, 65 - Distrito Industrial, Bálsamo - SP, 15140-000, Brasil Veja no mapa

Acesse o treinamento

No dia 11 de fevereiro de 2020, será realizado Treinamento sobre o Patrimônio Público e os novos procedimentos exigidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor Público como a reavaliação, redução ao valor recuperável e a depreciação e amortização do Ativo Imobilizado. A efetivação desses procedimentos requer dos órgãos da administração pública, mais especificamente dos setores de Patrimônio e seus profissionais a adequação das rotinas que envolvem o patrimônio público bem como a qualidade das informações necessárias para atender a nova realidade.

Gestão do Patrimônio Público – Os novos procedimentos conforme programa em anexo tratará de questões práticas sobre a instituição de comissão inventariante e o desenvolvimento de seus trabalhos de levantamento físico e atualização dos valores dos bens a valor justo de mercado. Serão apresentados também os métodos de depreciação e suas características, valor residual e tempo de vida útil.

O objetivo do treinamento é fornecer orientação aos profissionais da Administração Municipal, em especial aos responsáveis pelo setor de patrimônio que tem como desafio maior a responsabilidade pelo processo de mudança em que envolve as novas exigências do MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao setor Público, além do controle já exigido pela Lei 4320/64

Serão abordados também assuntos como a classificação dos bens, data do corte, incorporação (relação) do patrimônio com a contabilidade, vários exemplos práticos no Sistema de Patrimônio, bem como serão fornecidos vários modelos que certamente contribuirão para o perfeito entendimento da matéria abordada.

Programa

  • Patrimônio Público – Contextualização e as novas regras
    Legislação aplicada (histórico das portarias publicadas)
    O que diz o MCASP - Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
    Procedimentos contábeis patrimoniais

  • Reavaliação de Bens.
    Avaliação inicial
    Data do corte
    Métodos de reavaliação

  • Atualização do Inventário - (Comissão)
    Cronograma de trabalho
    Adequação das unidades e Subunidades (centro de responsabilidade)
    Normatização dos procedimentos
    Roteiro do levantamento físico
    Relatório final

  • Depreciação dos Bens.
    Tabela de vida útil e valor residual
    Apresentação dos Métodos
    Comparação dos métodos

  • SCPI Módulo Patrimônio.
    Aplicação prática

Realização: Fiorilli Software Ltda. - Assistência e Consultoria Municipal Inscrições: [email protected] ou (17)3264-9000 falar com Perla
Local: Sede da Fiorilli Software em Bálsamo SP
Dia: 11 de fevereiro de 2020, das 8:30 as 17:30 hrs.

Home
Treinamentos
Podcast
BAM